Plano de ação – “5W2H”

5W2H

A técnica 5W2H é uma ferramenta prática que permite, a qualquer momento, identificar dados e rotinas mais importantes de um projeto ou de uma unidade de produção e traçar um plano de ação com objetivo de potencializá-los ou resolução de um problema.

Também possibilita identificar quem é quem dentro da organização, o que faz e porque realiza tais atividades. O método é constituído de sete perguntas, utilizadas para implementar soluções.

Para fazer a planilha 5W2H é necessário ter em mente as causas do problema e realizar cada etapa de maneira cuidadosa sempre de forma correta. Para tal, nesta análise deve-se considerar três etapas na solução de problemas:

  • Diagnóstico: na investigação de um problema ou processo, para aumentar o nível de informações e buscar rapidamente as falhas;
  • Plano de ação: auxiliar na montagem de um plano de ação sobre o que deve ser feito para eliminar um problema;
  • Padronização: auxilia na padronização de procedimentos que devem ser seguidos como modelo, para prevenir o reaparecimento de modelos.

Atualmente, você poderá empregar a ferramenta em sua empresa através de sistemas especializados. O mercado proporciona sistemas de controle integral da empresa, como também, através de segmentos. Muitos apresentam padrões específicos, de acordo, como as melhores práticas do mercado, outros através de customizações referente a necessidade do cliente.

Comece procurando um sistema adequado para sua empresa e lembre-se: realize testes e optem primeiramente pelas opções free. Um bom exemplo é o sistema de gestão ONYZ, pois apresenta versões gratuitas, funcionalidades práticas e intuitivas e não oferece nenhum tipo de fidelidade.

Referências:

1. LISBÔA, Maria da Graça Portela; GODOY, Leoni Pentiado. Aplicação do método 5W2H no processo produtivo do produto: a joia. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 4, n. 7, p. 32-47, 2012.

2. SEBRAE. Ferramenta 5W2H. Disponível em: http://www.trema.gov.br/qualidade/cursos/5w2h.pdf . Acesso em: 14.jan.2018.



<< voltar